CVM publica orientações para clubes de futebol que buscam entrar no mercado de capitais

01/12/2023 - Telino & Barros

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou o Parecer de Orientação nº 41,  com a finalidade de direcionar Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) que desejam acessar o mercado de capitais para financiar suas atividades.

 As chamadas “SAFs” que seguirem as orientações poderão captar recursos por meio de IPO, Debêntures-Fut, crowdfunding, fundos de investimento e securitização. Essas ferramentas permitirão a captação de recursos para reestruturar dívidas e financiar projetos no futebol.

 Outros requisitos incluem a proibição de acionistas controladores deterem participação em outra SAF, e a obrigação de comunicar ao mercado informações relevantes como participações acima de 5% do capital social.

 A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) foi criada em 2021 no Brasil. Desde então, diversos clubes aderiram ao novo modelo de gestão, a exemplo do América Mineiro, Bahia, Botafogo, Curitiba, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco da Gama.

 O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, destaca que o Brasil está preparado para trazer o futebol para o ambiente empresarial, proporcionando novas oportunidades para a indústria do esporte.

 

Fontes: CVM; Revista Lance